SOLUÇÕES
Mineração e Hidrogeologia

O rebaixamento do nível do nível da água subterrânea é necessário em empreendimentos nos quais a presença de água em seu subsolo impede ou compromete a execução de serviços como fundações, contenção e mineração. O rebaixamento do lençol deve ser projetado com base em sondagens geotécnicas preliminares que indicam a metodologia ideal a ser empregada. Para tanto, deve-se identificar a geometria e profundidade das escavações, além da permeabilidade e do tipo do aquífero.

Esta é uma etapa fundamental para implantação de empreendimentos que se relacionam de alguma forma com os recursos hídricos subterrâneos. Nessa fase promove-se o mapeamento e a caracterização hidrogeológica para identificar os aquíferos e as condições do fluxo subterrâneo. Desse modo é realizado o levantamento das formações geológicas, características hidrogeológicas e, ao final, apresenta-se um modelo hidrogeológico da área de interesse.

Estes estudos se iniciam com levantamento de informações qualitativas e quantitativas da região de interesse como aspectos fisiográficos, geológicos e geomorfológicos. Na sequência são realizados trabalhos de campo e manipulação das informações obtidas. Desta maneira obtêm-se informações sobre o movimento, volume, distribuição e qualidade das águas subterrâneas, em especial a sua relação com o ambiente geológico e sua influência com estruturas existentes ou projetadas como minas, barragens ou outras edificações.