SOLUÇÕES
Sedimentologia

A dinâmica do transporte e deposição de sedimento em cursos d’água são informações de suma importância para vários empreendimentos que se relacionam com os recursos hídricos. Estas informações são obtidas por meio de serviços realizados em campo e apresentadas na forma de relatórios detalhados com todos os dados levantados no monitoramento hidrossedimentológico de campo, com as respectivas análises de consistência e a determinação da descarga sólida total.

Os estudos sedimentológicos devem ser realizados quando se quer conhecer o volume e a granulometria dos sedimentos depositados no leito dos cursos d’água ou reservatórios. Estes sedimentos podem se originar das margens dos cursos d’água e demais áreas de contribuição. Estas informações são extremamente importantes em diversos empreendimentos, como os aproveitamos hidrelétricos em reservatórios artificiais.

Os reservatórios artificiais são estruturas para atender vários usos múltiplos da água, como abastecimento público, geração de energia e tratamento de esgoto. Estas estruturas hidráulicas são projetadas com base em demandas atuais e futuras, e tem sua vida útil afetada pela produção e transporte de sedimentos das áreas de contribuição. Assim, busca-se com este serviço apresentar ao empreendedor um planejamento da utilização destes reservatórios.

Nos reservatórios, a dinâmica hidrossedimentológica é alterada, principalmente, pelo amortecimento da velocidade de escoamento da água, o que reduz a energia necessária para o transporte dos sedimentos e favorece a deposição. Assim, por meio de metodologias e softwares específicos, pode-se desenvolver estudos referentes ao assoreamento de reservatórios, nos quais verifica-se a distribuição temporal e espacial dos sedimentos.

As atividades empresariais que se relacionam com os recursos hídricos são fortemente influenciadas com as questões climáticas e dos usos e ocupação do solo. Logo, a principal vantagem da simulação matemática e computacional é apresentar aos clientes um prognóstico por meio da modificação de cenários futuros de uso e ocupação do solo, ou da ocorrência de condições climáticas extremas.